sábado, 12 de dezembro de 2009

Guirlandas

Você sabia que guirlandas são memoriais de consagração? Parece estúpido mas é verdade! Em grego é stephano, em latim corona. Podem ser entendidas como enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, à vitalidade do mundo vegetal, celebração nos esportes, selebração das vitimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos. Para tudo isso serviam as guirlandas.

Essas coroas verdes que colocávamos nas portas das nossas casas significavam um adorno de chamamento e legalidade de entrada de deuses. Elas ficam nas portas por que são as boas vindas, lugar de entrada.


São um símbolo relacionado ao deus Apolo, trazem honra a Zeus, homenageam a Demeter que em latim é Geres, ou seja, Semírames, a mãe de Tamus, mãe e esposa de Ninrode. Era um serimonial oferecido a Ninrode, Semírames e Tamús. E aonde elas estão agora? Nas portas das casas, das lojas, dos consultórios. Também reproduz a idéia da virgem que dará à luz a um filho e essa virgem se apresenta com uma guirlanda na sua cabeça e espiga de milho na sua mão, dando sinal de fertilidade. No Egito aparece como Ísis e Osíris, na India como Isva e Isvra, na Ásia como Cibele e Dionísio, em Roma como Fortuna e Júpter, na Grécia como Irene e Plutos e na Babilônia como Semírames e Ninrode; todos eles exigiam as guirlandas. Aparecem também como sinal de reverência a Frígio da agricultura, ou seja, Sebázio, um deus a quem os alimentos são consagrados.


Não há uma só conotação ao nascimento de Jesus. A Bíblia nunca anunciou que Jesus pede guirlandas, ou que tenha recebido aluma guirlanda no seu nascimento, por que em Israel já era sabido que guirlanda fazia parte de um ritual pagão. Só existe uma guirlanda citada na Bíblia e esta foi feita por ROMA, para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Não há outra guirlanda, a não ser essa de espinhos, feita como símbolo de escarnio.


Texto tirado do livro BABILÕNIA & ROMA A DIFERENÇA É NOME de Apóstolo Renê Terra Nova.