sexta-feira, 9 de setembro de 2011

INGRATIDÃO

Que palavra difícil de dizer e até mesmo de engolir. Por que engolir? Porque assim que é a vida.Nós somos totalmente rodeados de pessoas ingratas, em todo instante nos deparamos com algum tipo de ingratidão.O ser humano tem na sua excência a ingratidão.

Mas vamos expor um pouco mais esse mal para que você possa entender o que eu estou falando. Você verá que muitos foram e são ingratos com você e você também já foi ingrato muitas vezes.

Esse mal habita no ser humano desde a criação da humanidade que começou em Adão. A Bíblia relata no Livro de Gênesis que Deus criou o homem a Sua imagem segundo a Sua semelhança, mas Deus não é ingrato por que o homem é? Deus deu para Adão o poder de dominar sobre toda a Sua criação, desde colocar nome nos animais e plantas, até desfrutar de tudo aquilo que Deus fizera. Se tudo ainda não bastasse Deus na sua infinita sabedoria deu a Adão uma companheira chamada Eva, segundo o nome que Adão a deu.

Então, Deus descia todos os dias na viração do dia para conversar com Adão, trocar uma ideia, falar diretamente com a Sua criação perfeita. Essa intimidade, essa troca de amor, carinho, afeto se perderia por uma ingratidão (da parte de Adão é claro!). Deus ordenou que Adão dominasse sobre a Terra, desfrutasse da Terra, mas, um lugar ele não podia ir e muito menos comer daquele fruto. Adão não resistiu e comeu do fruto proibido, ali naquele momento Adão deixa o pecado entrar na sua vida.

A palavra ingratidão significa desobedecer a PALAVRA DE DEUS, foi exatamente isso que fez Adão, ele desobedeceu. Mas talvez você ainda não tenha percebido onde está a ingratidão de Adão? Está no fato de Deus dar tudo para ele em troca da obediência e Adão joga tudo isso fora por uma triste experiência.

Adão viveu mais de 900 anos e a partir dessa desobediência dele, Deus nunca mais veio falar com ele na viração do dia. Se você é ingrato trate de se corrigir logo e vá imediatamente pedir perdão para Deus. Adão morreu, Eva morreu, mas o ser humano é o mesmo, a ingratidão é a mesma e Deus é o mesmo a sua Palavra não muda.

Se você está nessa situação Deus não ira falar com você, nem na viração dia, nem em hora nenhuma. A única maneira de você voltar a ter comunhão com Deus é não ser ingrato e aceitar que Deus enviou seu Único Filho ao mundo para padecer dores, sofrer no seu lugar, morrer no seu lugar. Jesus deu a vida dele em troca da sua. E todo aquele que não aceita isso Deus vê como um ingrato e o único Caminho para Chegar à Deus é Jesus.

Você deve estar se perguntando; mas eu já aceitei Jesus será que eu ainda sou ingrato? Deixa eu te falar algo; se você pode ajudar o seu irmão e vira as costas pra ele você continua sendo ingrato, não com o seu irmão mas com Deus. Tudo, eu disse tudo o que você tem é graças a Deus. O segundo mandamento é: "AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO".

Quem ama ajuda, quem não ama é ingrato por isso não ajuda. Não amaram Jesus e olha que Ele só fez o bem sem olhar a quem. Jesus curou leprosos, cegos, coxos, surdos, mudos, ensinava orar da maneira certa. Jesus é tudo de bom e mesmo assim o crucificaram. Não espere gratidão de homem porque ainda que você seja o melhor, irão te crucificar. Temos que ajudar e esperar essa recompensa em Deus, porque somente Deus é que pode dar valor àquilo que você faz de bom. O homem por mais que você faça coisas boas, ele jamais reconhecerá isso e o pior é que quanto mais próximo de você a ingratidão é ainda mais dolorosa.

É filho que não reconhece o esforço dos pais para cria-los e educa-los, é marido que não reconhece a esposa como uma verdadeira ajudadora e edificadora do lar, é esposa que não consegue ajudar o marido quando ele precisa, sendo que ele a sustentou por uma vida, é ovelha que nem consegue orar pelos seus pastores, é mãe que não reconhece quando um filho se esforça na escola, é amigo que não ajuda aquele que um dia o ajudou e hoje precisa de ajuda, é patrão que não reconhece o bom desempenho do funcionário, é funcionário que não reconhece que o que ele ganha é mais do que merecia, enfim, o ser humano é dotado de uma ingratidão sem limite, sem piedade. Se nós fossemos unidos não existiria fome por exemplo.

Ta vendo como o ser humano é ingrato um com o outro? Imagina com Deus? Se você se encaixou em algum lugar desse texto, volte atrás e ajude aquele que você recolheu a mão ao invés de estender, peça perdão a todos a quem você foi injusto e principalmente se reconcilie com Deus que Deu o melhor que Ele tinha pela sua vida.

Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida, você não chegará ao Pai se não for por Ele!

Jesus está de braços abertos te esperando, corra para Ele e reconheça que Ele é o Senhor da sua vida e peça mais, peça para Ele escrever o seu nome no Livro da vida e perdoar tudo de ruim que você já fez. Reconheça que você foi ingrato adorando ídolos mudos que não prestam para nada, que não fizeram nada por você, reconheça que você não é nada sem Ele. Faça isso e você verá que Deus voltará a te procurar na viração do dia.

Jesus te ama!

"Ev. Rubens Paz"

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Saiba mais sobre a Menorah

"Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo."
(Êxodo 25.31)

Algumas informações sobre a primeira Menorah:

A primeira Menorah foi feita obedecendo a instruções minuciosas de Moisés. A Bíblia afirma que a forma, o desenho e os detalhes da Menorá, foram inspirados por revelação do céu. Na Menorah, havia sete braços ao todo: uma haste central, e três braços que saiam de cada lado. Cada um dos sete tinha uma tigela para o óleo, que era retirada diariamente pelos sacerdotes para limpeza e recomposição do óleo. Ela era impressionantemente grande, de ouro puro e de desenho altamente decorativo.

Naturalmente, o fogo e a iluminação sempre tiveram um papel muito importante. Quando o Templo foi destruído, a Menorah tornou-se principal símbolo artístico e decorativo da fé judaica. A razão pela qual a Menorah de sete braços nunca foi usada como parte ou ornamento do ritual até os tempos modernos, foi a proibição rabínica da reprodução e uso de quaisquer dos ornamentos do Templo. Em conseqüência, no lar, era o candelabro do Shabat (sétimo dia da semana – descanso) e o castiçal convencional que supriam a iluminação nas ocasiões festivas e religiosas por mais de 2 mil anos.

A Menorah foi reintroduzida em 1948 (proclamação do Estado de Israel) como símbolo nacional do povo judeu e da identidade de Israel.

Menorah é uma palavra hebraica que indica candeeiro com sete braços, usado no Tabernáculo. (Êxodo 25: 31-40) (Êxodo 37: 17-24) (Zacarias 4: 2-5; 10-14)

A luz da “Menorah” simboliza a presença de D-us (no hebraico Shekinah)

“Yeshua” (Jesus) é o candeeiro, pois Ele é a luz do mundo. E o número sete indica a perfeição do seu ofício de iluminador. (João 1: 9) “A luz verdadeira que ilumina a todos os homens, estava vindo ao mundo.”

O material que o candeeiro foi feito, o ouro, representa a preciosidade dos símbolos espirituais, bem como a divindade de Yeshua. O azeite que queimava no candeeiro, representa o Espírito Santo e sua unção de consolador. (João 16: 7) e também de convencer do pecado, da justiça e do juízo. (João 16: 9-11) Levando o homem a reconhecer a verdade apresentando provas ou argumentos; persuadindo e determinando todas as coisas.

Você sabia?

Castiçal de sete velas: O castiçal de sete velas, também chamado de "menorah," é usado pelos cristãos para representar o Espírito Santo e os sete dons do Espírito: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento, temor do Senhor e prazer no Senhor.
( Is. 11.2-3)

Que Deus possa fazer de você um verdadeiro Menorah humano, que os sete Espíritos de Deus possa fazer parte da sua vida.


"Ev. Rubens Paz"